quinta-feira, 28 de julho de 2016

Apresentação / Introduction

FIGURA HUMANA E REPRESENTAÇÃO do ESPAÇO - FHRE
UNIDADE CURRICULAR - DESENHO 3 - FHRE

.
Os blogues de Desenho da FAUP são um projecto lançado por José Manuel Barbosa em 2007, no entanto, só se concretizaram de forma visível em 2010.
.
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Endereço
Via Panorâmica S/N, 4150-755 Porto - Portugal

.
.
Este blogue foi criado por José Manuel Barbosa como complemento das aulas da unidade curricular de Desenho 3 da FAUP e tem um intuito essencialmente pedagógico. Os alunos poderão observar exemplos de exercícios elaborados por alunos de anos precedentes. A selecção das imagens procurará mostrar aspectos temáticos e iconográficos a desenvolver no âmbito das diferentes questões colocadas aula a aula. Os conteúdos e as matérias do programa poderão igualmente ser objecto de debate e de contínuo esclarecimento. 

.
Coordenação da unidade curricular:
Vitor Silva - vsilva@arq.up.pt
José Maria Lopes - jlopes@arq.up.pt
.
Pretende-se que o aluno possa adquirir competências técnicas e expressivas nos domínios do desenho da figura humana e da representação do espaço.
Pretende-se promover percursos de pesquisa pessoais que assegurem a prática do desenho enquanto relação dialógica e estruturante da imaginação e do pensamento.
Resultados de aprendizagem e competências
. Pretende-se o desenvolvimento e a prática do desenho de figura humana na sua relação com o espaço, assim como o aprofundar, através das imagens do desenho, o entendimento das relações existentes entre corpo e espaço.
.
.
Programa
.
Temas e matérias de estudo:
A Figura humana. Teorias das proporções do Corpo Humano. Os Cânones. Anatomia, Medida e valor simbólico. Desenhos de cópia. Desenhos de estátua, de estampas e de fotografias. Os modelos clássicos.
 Modos de representação e de expressão. A figura e o espaço.
.
. 
Bibliografia Obrigatória
Silva, Vítor Manuel Oliveira da; Ética e política do desenho. ISBN: 972-9483-62-0

Vieira, Joaquim Pereira Pinto; O Desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2

Carneiro, Alberto; Campo sujeito e representação no ensino e na prática de desenho-projecto. ISBN: 972-9483-12-4
.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa será desenvolvido de acordo com o tipo de aula teórico-prática. Sessões teóricas destinam-se a enquadrar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos teóricos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.
As fichas de trabalho definem o enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como o regime dos exercícios e os parâmetros de avaliação e crítica.
Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove o debate individual e colectivo. Privilegia-se o contacto constante e permanente entre o docente e o aluno, sujeitos implicados na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo processo.


.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário